A importância das Cores

As cores atuam no nosso dia-a-dia transmitindo sensações e estímulos, podendo influenciar no comportamento das pessoas que estão no ambiente, e no estado de espírito.
A cor é composta por ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos, sendo assim uma característica da luz, se não fosse isso não haveria cor.
        200909023313-12021

O círculo cromático foi criado por Isaac Newton e ajuda os profissionais a harmonizarem as cores na moda e na decoração
Arquitetos, Designers e Decoradores são adeptos do Circulo Cromático, para criar ambientes, é o espectro de cores em forma circular onde é formado por cores quentes e cores frias.
 
Cores quentes: Vermelhos e Amarelos;
Cores frias: Verdes e Azuis.
Cores Harmoniosas: As cores que estão lado a lado, vermelhos  alaranjado e laranja, por exemplo, ou azul esverdeado e verde.
Cores Contrastantes: São as cores que ficam uma de frente para a outra, como o azul de frente para o laranja, o amarelo para o violeta e assim por diante.
 
      
Composição das Cores:
 
Na roda das cores elas podem ser divididas em primárias, secundárias e terciárias.
Primárias:Vermelho, Azul e Amarelo;
Secundárias:Com a junção de duas cores primárias obtemos as cores secundárias, um exemplo é o vermelho+amarelo=laranja, a junção do azul+amarelo=verde, vemelho+zul=violeta;
Terciárias:É a junção das cores primárias+secundárias, amarelo+verde=verde lima; azul+verde=turquesa.
-Cores Neutras: Branco, preto e cinza são consideradas curingas.
 
Relação entre as Cores
 
Cores Complementares: Estão de lados opostos como verde e vermelho, azul e laranja; nada impede que sejam combinadas apesar da distância podendo dar um visual agradável de energia e movimento, é interessante o uso de uma cor quente e uma fria não saturada usando uma como dominante e a outra em detalhes que se deseja destacar.
Cores Harmoniosas: Pertence à mesma família de cores embutidas entre as primárias como o violeta e o violeta-azul e apesar de terem certa harmonia precisam ser bem combinadas, pois apesar de harmoniosas elas não podem parecer monótonas por falta de algum contraste.
Cores Neutras: São cores variáveis devido a sua neutralidade combinando praticamente com todas as outras cores utilizada por quem não gosta de arriscar, composta pelo branco, preto, cinza, bege, castanho.
Cores Análogas: É a combinação da cor primária e suas adjacentes, é quando reunimos quatro cores que aparecem em sequencia, juntas no círculo.
Cores Monocromáticas: É indicada para quem gosta de ambientes suaves com um único tom, porém com várias intensidades da mesma cor, podendo apresentar monotonia pedindo a inclusão de algumas estampas e elementos decorativos com toques de cor no ambiente, é muito conhecida como tom sobre tom.
 
 

Comentários

Insira um comentário

Olá seja bem vindo!!!