Decoração,  Design

Designer de Interiores

Resultado de imagem para Designer de interiores função

Função do Designer de Interiores

É um profissional que está habilitado a projetar ambientes residenciais, comerciais e locais públicos, harmonizando os espaços com combinação de elementos de valores estéticos e funcionais.

A área de formação pode ser no curso Técnico, Tecnológico e Bacharel, a pessoa que optar pela profissão deverá estar apta não só a elaborar os projetos como fazer todo o acompanhamento também.

Deverá ter domínio e conhecimentos não somente de cores, objetos e acessórios como amplo conhecimento de Ergonomia, Leitura e Elaboração de Plantas, Cortes, Elevações, Perspectivas, Manuseio de Pranchetas e Programas 2D e 3D, Geometria, Iluminação, Maquetes Virtuais e Físicas, Materiais e Revestimentos, Noções de Cálculos de Escadas, Telhados, Iluminação, Hidráulica, Pontos de Elétrica, História da Arte e do Mobiliário, Detalhamento dos Projetos de Móveis, Planta de Gesso, Forro, Iluminação, Introdução ao Paisagismo, Paginação de Pisos e Revestimentos e com certeza algo mais que devo ter esquecido.

Tem de ser uma pessoa que sabe estabelecer cronogramas, definir orçamentos e trabalhar com prazos fixos. Além de saber lidar muito bem com o cliente deve ter jogo de cintura para lidar com profissionais de todas as áreas de acabamentos e da Construção Civil, Comercial e Autônomos como o eletricista, gesseiro, pintor, pedreiro, arquiteto, angenheiro, marceneiro, lojas de departamentos, móveis e decoração entre outros.

Apesar do Conhecimento Arquitetônico que o profissional possui o Técnico não tem permissão de quebrar paredes sem antes consultar um profissional da área de Arquitetura ou Engenharia. No desenho pode até haver as especificações de alguma mudança, mas quem pode autorizar a execução de um serviço que mexa na parte estrutural ou de alvenaria deve ser um profissional habilitado de curso superior.

A palavra principal que caracteriza o profissional da área é CRIATIVIDADE e bom senso, ser aberto a novidades e produtos, antenado com o mercado, bom conhecimento de história do mobiliário e design sustentável, acessibilidade física, lançamentos de materiais, feiras, exposições. À partir de todo conhecimento adquirido poderá CRIAR ambientes que reflete o que o cliente deseja e necessita, sem impor qualquer estilo pessoal, mas, aprendendo a conhecer e respeitar o estilo de cada um, seja o Clássico, Moderno, Contemporâneo, Rústico, Oriental entre tantos outros estilos e culturas existentes.

Comentários

Insira um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *