Decoração,  Design

A Influência das Cores na Decoração

Cromoterapia

As cores podem acalmar, excitar, equilibrar e até curar segundo os cromoterapeutas. O uso delas na decoração pode ter implicação no humor e na saúde.
Para ampliação de ambientes são recomendadas cores claras como a amarelo e azul claro, para dar a sensação de aconchego são indicadas o laranja e vermelho, o verde escuro serve para reduzir um espaço grande demais, azul-carbono e verde-oliva também dão ar acolhedor, tons mais claros nos tetos como branco, beje e amarelo ajuda na falta ou pouca iluminação natural no ambiente.

     
  
 
Como Escolher a Cor
 
Trabalhar sempre com a cor que realça melhor a personalidade de cada um, saber identificar o que mais agrada, folhear revistas de decoração, consultar a paleta de cores, levar em conta a dimensão do ambiente, espaços pequenos cores claras dão a sensação de espaço e vice-versa.
É importante observar as paredes em vários horários do dia, pois a cada hora temos uma percepção diferente da cor, o uso da lâmpada também influencia e muito na cor, pois uma luz branca pode deixar um verde frio e uma lâmpada amarela um verde mais quente.
Estudar o ambiente a ser pintado ajuda muito, no caso de dúvida trabalhar somente com uma cor, mas variando seus tons e matizes utilizando detalhes contrastantes em mobílias.
Aproveite as tendências de cores na decoração para inovar o visual dos cômodos na dose certa, o uso das cores deve atender alguns requisitos fundamentais, primeiro os efeitos que causam sobre as pessoas, a composição e o conjunto da decoração.

 
A Influência das Cores
 
-Vermelho: representa o vigor, sensualidade, vitalidade, tons mais apagados combina com móveis e revestimentos claros  transmite dinamismo podendo criar ambientes íntimos e envolventes.
-Bege: nude, descrição, suavidade e tranquilidade, realça a decoração, elegante possui efeito calmante, muito bom para salas e dormitórios, ressaltando móveis de madeiras escuras.
-Verde: cor agradável representa o crescimento e renovação, calmante e relaxante, cor da esperança e segurança associada à natureza pode pintar qualquer ambiente principalmente zonas de trabalho e estudo.
-Castanho: visual chique e aconchegante.
-Roxo: representa a espiritualidade, mantém o equilíbrio.
-Preto: representa sobriedade, ausência de cor e é a cor que menos reflete a luz, o ideal é que seja usada moderadamente com o recurso de realçar outas cores e em detalhes.
-Amarelo: estimulante, cor da coragem e realização age direto no sistema nervoso central, alegre e vital. Fica muito bom em espaços escuros potencializando a luz natural, quartos infantis desde que a criança não seja hiperativa, nesse caso optando por tonalidades clarinhas, combina muito bem com ocre, bege, marrom ou branco.
-Laranja: estimulante e alegre, cor quente da criatividade, fonte de energia, desperta o apetite e diminui a fadiga, realça ambientes rústicos, a cor das madeiras, fibras e couro.
-Azul: calmante e relaxante ajuda a conciliar o sono, é muito utilizado em paredes de dormitórios, escritórios e salas, mas deve ser usado com cautela os tons mais escuros pois podem levar a introspecção.
-Branco: cor da higiene e saúde, multiplica a luz e o espaço muito usado em espaços pequenos e sem luz natural como corredores e halls de entrada, destaca móveis escuros com seu fundo branco;
-Cinza: dinâmico e elegante.
Lilás e Rosa: ingenuidade, cordialidade e delicadeza desde que usado em tons claros como a lavanda. O rosa e o lilás se harmonizam com cores frias, enquanto o salmão e coral com tons quentes. Combinam muito bem com o branco e está ligado a intuição e espiritualidade por isso são usados em salas de meditação.
Ambientes coloridos
 
333227 ideias decoracao salas com vermelho Veja como usar vermelho na decoração
Decoração de Sala com detalhes em VERMELHO.
Decoração de Dormitório de Casal com parede BEGE
Decoração de Dormitório de Casal com Parede e acessórios VERDE
Decoração de Sala com móvel e acessórios ROXO
Decoração de Dormitório de Casal com tons PRETOS
Decoração de Sala com parede de acessórios AMARELOS
 
Decoração de Banheiro com tons LARANJA
 
Decoração com parede de móvel  AZUIS
 
Decoração de Quarto de Bebê no tom BRANCO
Decoração de Dormitório de Casal no tom CINZA
Decoração de Dormitório de Casal com paredes ROSA
 
 

Comentários

Insira um comentário

2 Comentários

  • Adriana Santos

    Olá Suely, a imagem que anexei não fornece informações sobre a marca e a cor, é um amarelo mais queimado com um tom de verde na pigmentação. No meu catálogo da Coral achei que está mais próximo dos tons amarelos aconchegantes, no site da Suvinil tem o simulador de ambiente que é muito bacana, pois você coloca uma foto do ambiente que você quer pintar e ele já apresenta a paleta de cores para você testar http://www.suvinil.com.br/SimuladorV2/. Sempre faça o teste antes, compre uma latinha teste porque cada casa tem uma iluminação diferente e isso influencia na hora de pintar. Uma dica para que esse ambiente ficasse equilibrado é a composição das cores no mobiliário e piso, são todos claros, o sofá, piso, mesa de centro, quadros com moldura branca. O que destaca é o fundo da parede e as almofadas e acessórios.
    Espero que você consiga uma cor bem bacana caso esteja tentando colocar cor do ambiente.
    Um abraço e boa sorte!!!

    Dá uma passada nesses sites, são muito bacanas para lhe auxiliar:
    http://www.tintascoral.com.br/ferramentasDigitais/
    http://www.suvinil.com.br/pt/familias.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *