Artesanato,  Bolsa,  Necessaire,  Tecidos,  Tutorial

Tutorial, DIY, Passo à Passo Como Fazer uma Bolsa de Mão Necessaire.

Bolsas, bolsas e mais bolsas, adoro bolsas, sempre haverá algum post de bolsa e como não poderia deixar de fazer aqui vai uma bolsa de mão em formato de necessaire. A diferença dessa necessaire para as outras é o fato do viés ficar por fora.

Fica muito bacana para você guardar coisas que mais gosta, ou mesmo lingeries que menos usa mas quer guardar com carinho, toalhas de visita, acessórios, enfim….uma infinidade de coisas. Basta fazer e usar do jeito que lhe agradar.

Bora fazer??? Fica uma graça!!!

IMG_0729 IMG_0739

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Tecidos com duas estampas, Tecido para forro, Bordado inglês ou renda com passa fita, Manta R1 e R2, Viés, Fita de cetim, Zíper de metro com dois cursores, Renda, Linha, Agulha, Alfinetes, Giz ou lápis, Régua comum e circular ou um pires, Máquina de costura.

MEDIDAS DO MOLDE:

IMG_0728

Corte uma vez o tecido para o corpo da bolsa, o forro e a manta R2 nas medidas 60×30 cm;

Corte uma vez o tecido para lateral da bolsa com outra estampa, o forro e a manta nas medidas de 14×70 cm;

Corte duas vezes a alça no tamanho de 50 cm cada;

Corte para os bolsos internos duas vezes 30×30 cm.

IMG_0700IMG_0699

Após recortar tudo pegue o tecido do corpo e arredonde as pontas, pode ser com um pires ou régua circular.

Risque ao longo do tecido círculos aleatórios para fazer o quilte.

Coloque a manta por baixo do tecido, alfinete para ele não ficar entortando e vá passando a costura em volta dos círculos costurando o tecido na manta.

IMG_0701 IMG_0702

Pegue os bolsos internos de 30×30 cm dobre ao meio, coloque uma tira de renda por dentro e passe a costura na extremidade. Depois desvire e rebata a costura na parte da renda.

Pegue o tecido do forro de dentro e alfinete os bolsos e passe uma costura nas laterais e no fundo.

IMG_0708 IMG_0709

Pegue o tecido do corpo que foi quiltado e costure duas tiras de bordado ou renda com passa fita nas laterais deixando um espaço.

IMG_0711 IMG_0712

Agora pegue a parte do forro que foi colocado o bolso por cima da parte que foi quiltada alfinete ou alinhave e passe uma costura rente a toda a lateral.

IMG_0713 IMG_0714

Pegue o tecido lateral de 14×70 cm a manta R1 e o forro e recorte ao meio deixando com as medidas de 7×70 cm para poder costurar o zíper.

Costure a manta ao tecido nas laterais.

IMG_0715 IMG_0717

Depois de costurar coloque o zíper nas duas laterais, eu usei o de metro pois dá para colocar os dois cursores, mas se você não tiver pode usar o comum mesmo.

Depois de costurado rebata a costura do zíper.

IMG_0718 IMG_0719

Coloque os dois cursores um em cada ponta para que se encontrem no centro, se você tiver alguma dificuldade para usar esse zíper assista alguns vídeos no youtube de como colocar cursor no zíper, eu era resistente antes, mas é súper fácil.

Encontre o centro do zíper e o da bolsa e comece a alfinetar, eu prefiro alinhavar depois de alfinetar para que não fique torto.

IMG_0720 IMG_0721

Costure iniciando do centro para as laterais, corte qualquer sobra.

Depois alfinete o viés por toda a volta da bolsa.

IMG_0722 IMG_0727

Quando eu termino de costura a parte interna do viés eu viro e faço uma costura à mão por toda a volta, se você quiser pode rebater a costura. É um pouco de prática, mas nada como a paciência, as pessoas costumam ter medo do viés, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Também tem vídeos na internet ensinando caso você tenha alguma insegurança.

Depois pegue a tira da alça, você pode comprar também como cadarço para bolsa e coloque o bordado por cima.

Eu poderia ter feito isso antes para ficar uma tira só sem emenda, mas eu não tinha certeza sobre a alça ainda se eu ia fazer forrada com tecido ou renda e optei pelo bordado, se você for fazer com bordado também vale a pena fazer uma tira maior direta.

IMG_0731 IMG_0732

Terminada a alça sua necessaire ou bolsa de mão está pronta!!!

IMG_0736 IMG_0742 IMG_0734IMG_0738

Espero que tenha gostado e que faça a sua também. Boa Costura!!!! Bjs.

Comentários

Insira um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *