Almofada,  Artesanato,  Tecidos,  Tutorial

Tutorial, DIY, Passo à Passo Almofada com Coração de Fuxico.

Bem vindos ao meu Blog, hoje estou postando o passo à passo de como fazer uma almofada com aplicação de fuxico no desenho em forma de coração.

É muito simples o fuxico de ser feito e muito artesanal, hoje utiliza-se para decoração de roupas, acessórios e uma infinidade de artesanatos.

Aqui eu usei as cores azul e creme, você pode adaptar ao tom que mais lhe agradar e também trocar o desenho do coração por outro desenho. Use a imaginação e crie…..

Vamos lá, bora fazer? Acompanhe o tutorial!

IMG_2091  IMG_2095

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Tecido para a parte externa e forro, Retalhos de tecido para o fuxico, Renda, Botões, Laço de fita, Manta acrílica, Zíper, Agulha, Linha, Tesoura, Régua, Lápis ou giz, Máquina de costura, Alfinetes, Ferro de passar.

MEDIDAS PARA CORTAR O MOLDE:

Para a parte externa corte dois quadrados de 42×42 cm;

Para o forro corte uma retângulo de 42×84 cm;

Para o babado corte uma tira de tecido e renda de 1,70mx7cm (um metro e setenta mais ou menos por sete centímetros), depende de como ficará o seu franzido pode ficar um pouco mais ou menos;

Zíper de 45 ou 50cm, sempre um pouco maior que a almofada;

25 círculos de 6cm de diâmetro para fazer o fuxico, eu intercalei com duas cores diferentes, utilizei 9 círculos na cor creme e 16 círculos na cor azul.

IMG_2058 IMG_2059

Corte os tecidos da frente e forro.

Depois de cortar a tira para o babado de 1.70mx7cm dobre ela ao meio e passe o ferro.

IMG_2060 IMG_2061

Pegue a fita de renda coloque por cima da tira de tecido e costure na parte de baixo.

Coloque essa tira de tecido com renda, virada de frente para o tecido e comece a costurar franzindo ou pregueando ela em toda a volta da frente da almofada.

IMG_2062 IMG_2063

Ela ficará para dentro como mostra a primeira imagem.

Agora pegue a parte de trás da almofada e costure um dos lados que será a parte de baixo da almofada.

IMG_2064 IMG_2065

Pegue retalho de tecido e corte os círculos para fazer o fuxico, o diâmetro que utilizei foi de 6 cm, mas você pode fazer maior ou menor se quiser.

IMG_2066 IMG_2067

Para que o fuxico não desfie fácil você deve ir alinhavando toda a volta fazendo um barrinha bem estreita na ponta em toda a volta.

IMG_2068 IMG_2070

A costura deve terminar onde começou.

No final você franze puxando essa costura e faça a finalização para não soltar.

IMG_2071 IMG_2072

Aí é só abrir para ficar parecendo uma florzinha de fuxico franzidinha no centro.

IMG_2076 IMG_2077

Abra a capa da almofada e na parte da frente onde você costurou ou babado faça o desenho de um coração alfinetando cada fuxico antes de costurar. Veja se ficou da forma que você quer.

IMG_2082 IMG_2083

Coloque a manta acrílica por baixo do tecido um pouco maior que o coração e costure os botões no centro do fuxico, a manta é opcional, eu utilizei somente para dar uma base para costurar o fuxico com o botão.

No centro coloquei um laço de fita de cetim com uma joaninha no centro, mas você pode fazer outra decoração, pode bordar as iniciais de um nome, um patch colagem, enfim pode mudar se quiser.

IMG_2084 IMG_2085

Agora pegue o zíper coloque virado para baixo de frente para o tecido e depois coloque o forro por cima, alfinete ou alinhave e passe a costura.

Desvire e faça o mesmo processo com a outra extremidade.

IMG_2086

Abra um pouco o zíper, coloque forro de frente com forro e tecido de frente com tecido, alfinete as laterais e passe uma costura dos dois lados deixando uma abertura suficiente para desvirar.

IMG_2087   IMG_2090

Ao desvirar feche a abertura do forro e pronto!!! Está finalizada a sua almofada.

IMG_2089

Boa costura!!!!

Comentários

Insira um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *