Tutorial, DIY, Passo à Passo Clutch de Tecido

Olá meninas, a Dri uma linda que vem acompanhando meus trabalhos pediu um modelo de uma clutch com três bolsinhos. A clutch é uma bolsinha que pode ser usada como carteira envelope de mão e tem um formato diferente.

Encontrei um molde na internet e adaptei para fazê-la com vários bolsos, inclusive o do meio é com zíper embutido.

Você pode fazer ela de vários tamanhos, se quiser com um  só bolso, enfim…use a criatividade e faça a sua também.

Acompanhe o passo à passo e fique à vontade para costurar ou perguntar. Bjs!

IMG_1718  IMG_1729

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Tecidos com duas estampas, Zíper, Entretela colante, Manta R1, Botão de pressão com imã, Botão decorativo, Laço de fita opcional, Aviamento mosquetão, Linha, Agulha, Alfinetes, Ferro de passar, Régua, Lápis ou giz, Máquina de costura.

MODELO DE MEDIDAS PARA OS MOLDES:

IMG_1612-300x293

Esse molde foi retirado da internet:http://www.clubinhodacostura.com/2012/11/16-desafio-projeto-vem-aprender-fazer.html

IMG_1730  IMG_1731

Molde que fiz em casa acompanhando as medidas da internet.

Corte o molde conforme as medidas para o corpo uma vez para a parte externa, uma vez para o forro e uma vez para a manta.

Corte para o primeiro bolso um corpo do tecido acompanhando a metade da parte de baixo da carteira e uma vez na entretela. Você corta três vezes porque o bolso com zíper será embutido e precisa do forro.

Corte para o segundo bolso duas vezes o tecido acompanhando a metade de baixo da carteira, depois arredonde um pouco o centro.

 

IMG_1684 IMG_1686

Comece cortando o molde do corpo e forro, Cole a manta R1 no tecido externo e a manta acrílica ou entretela que é um pouco mais fina no tecido da parte interna pois ajuda a dar estrutura.

IMG_1687  IMG_1689

Corte um corpo de tecido que servirá para o primeiro bolso parte com zíper, dobre ele ao meio e cole a entretela colante por baixo em uma banda, após colar risque do avesso um retângulo de 14×2 cm centralizando e uns dois ou três centímetros abaixo da parte de cima.

IMG_1690 IMG_1691

Abra esse corpo de tecido e no meio coloque outra metade do tecido e alfinete como mostra a figura, pois irá servir de forro para o bolso com zíper.

IMG_1692 IMG_1693

Vire o tecido do avesso e costure na marca do retângulo juntando o tecido com entretela e o tecido que você acabou de alfinetar.

Depois de costurar em volta do retângulo, dê um pique no centro do retângulo com a tesoura e faça uma abertura, se você tiver alguma dificuldade com zíper embutido, assista na internet algum vídeo de como colocar para te auxiliar melhor, pois talvez fique um pouco confuso só por foto.

Desvire o tecido pela abertura.

IMG_1694 IMG_1695

Depois passe com o ferro para a abertura ficar bem retinha.

Coloque o zíper por baixo no avesso, alfinete e alinhave antes de passar a costura.

IMG_1696 IMG_1697

Passe a costura em volta do zíper, sempre na cor do tecido.

Dobre o tecido ao meio e ficará com três partes, a parte da entretela, o forro do bolso com ziper e o terceiro tecido que será a base para o outro bolso.

IMG_1698

Rebata a costura na parte superior e passe uma costura em toda a lateral. Pronto esses dois bolsos foram terminados.

IMG_1700 IMG_1701

Agora pegue o tecido do forro de dentro da carteira que foi entretelado e coloque esse bolso que você acabou de fazer na parte inferior, alfinete e passe uma costura nas laterais.

Depois pegue o próximo bolso que foi arredondado a parte superior e ficará por cima desse que você acabou de fazer, cole entretela na parte que ficará na frente o forro não precisa.

IMG_1702 IMG_1703

Coloque um tecido de frente para o outro e passe uma costura na parte superior, não esqueça de quando terminar dar pequenos piques com a tesoura em toda a parte arredondada.

Quando desvirar passe o ferro.

IMG_1704 IMG_1705

Rebata a costura na parte superior.

Coloque esse tecido por cima do bolso que você acabou de costurar as laterais e passe outra costura nas laterais novamente.

IMG_1707 IMG_1708

Corte uma tira de tecido de 10×5 cm, dobre nos cantos como se fosse um viés, dobre ao meio e passe uma costura na lateral.

Passe essa tira por dentro do mosquetão e alfinete ele na lateral perto do centro virado para dentro, passe a costura.

IMG_1709 IMG_1710

Agora pegue o tecido da parte externa com a manta e o tecido da parte interna com os bolsos, coloque um de frente para o outro, alfinete e costure toda a lateral deixando uma abertura na parte superior, suficiente para desvirar a carteira.

IMG_1711 IMG_1712

Ao desvirar passe com o ferro e aproveite para fixar o botão de pressão com imã, você pode utilizar o botão que você quiser, não precisa ser somente esse.

IMG_1713 IMG_1714

Feche a parte superior com uma costura invisível à mão e se quiser pode rebater a costura com a máquina.

IMG_1715  IMG_1729

Vire passe ela novamente e costure uma botão decorativo por fora.

Pronto!!!! Está terminada a sua carteira clutch ou carteira envelope.

IMG_1728IMG_1727

Boa costura!!!!

Comentários

Insira um comentário

Olá seja bem vindo!!!