Artesanato,  Porta Maquiagem

Tutorial, Passo à Passo Porta Maquiagem de Tecido.

Olá meninas(os) segue mais um tutorial de como fazer um Porta Maquiagem de Tecido. Nele você pode guardar seus pincéis, lápis, e tem uma necessaire que você anexa para colocar sombra, Base, Pó etc…

Eu estou passando um tamanho básico, mas você pode fazer menor ou maior.

É muito bacana também para você utilizar para viagem, deixa tudo arrumadinho em um mesmo lugar, sem contar que fica um charme.

Vamos lá, bora fazer??? Acompanhe o passo à passo!!!

IMG_2652  IMG_2637

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

Tecidos com três estampas diferentes para a parte interna, parte externa e necessaire; Botão de pressão, Botão decorativo, Laço de fita (opcional), Manta R2, Renda, Entretela Colante, Manta acrílica, Zíper de 30cm, Ferro de passar, Agulha, Alfinetes, Linha, Tesoura, Régua, Lápis ou giz, Máquina de costura.

MEDIDAS PARA O MOLDE:

IMG_2612

  • Para fazer a necessaire corte 4 vezes o tecido de 27×19 cm, duas vezes para a parte externa e duas vezes para o forro, corte duas vezes na entretela ou manta acrilica também. Observe no desenho que esse molde você vai cortar dois quadrados na parte de baixo nas medidas de 3x3cm e na parte superior diminua 2cm de cada lado;
  • Para a base da necessaire você deve cortar duas vezes no tecido, uma para a parte de dentro e uma para a parte de fora e uma vez na manta R2, corte a manta 1 dedo maior de cada lado para poder fazer o quilte;
  • Para o bolsinho interno corte o tecido duas vezes nas medidas de 17,5x13cm depois você vai dobrar ao meio, e uma vez na entretela colante;
  • Para a tampinha do bolso corte duas vezes o tecido nas medidas de 15x11cm e uma vez na entretela colante.

IMG_2593 IMG_2595

Pegue o tecido da parte externa coloque a Manta R1 por baixo e faça um quilte livre que é costurar o tecido na manta, eu fiz com costuras nas verticais.

IMG_2597 IMG_2598

Faça o mesmo processo nos tecidos da parte externa da necessaire, neste caso eu fiz um quilte na diagonal e usei uma manta acrílica, se você quiser pode usar a entretela colante mas não fica fofinho, ou usar a manta R1.

Depois coloque o zíper virado para baixo na parte de cima de uma das partes da necessaire e por cima do zíper coloque o forro, alfinete e passe a costura.

IMG_2600 IMG_2601

Desvire o forro e rebata a costura na altura do zíper. Faça o mesmo processo com a outra parte do zíper, observe que sempre coloco um zíper um pouco maior depois eu recorto as sobras nas laterais.

Depois junte as partes dos fundos do forro e do corpo da necessaire e passe uma costura nos fundos e nas laterais. Não esqueça de abrir um pouco o zíper, antes de fechar.

IMG_2604 IMG_2605

Ficará como mostra a primeira figura.

Agora dobre as laterais de baixo juntando as duas costuras como se fosse uma caixinha de leite e passe a costura, faça o mesmo processo para o tecido do forro e do corpo da necessaire.

IMG_2607 IMG_2610

Faça uma pequena abertura na lateral do forro o suficiente para desvirar a necessaire, depois de desvirar feche a costura. Está pronta a necessaire, vamos para a próxima etapa.

IMG_2611  IMG_2615

Cole a entretela em uma banda do tecido do bolso e na outra banda do tecido da tampa pelo avesso.

Passe uma costura nas laterais deixando a abertura em uma lateral para desvirar. Mas antes de desvirar a tampinha do bolso dê pequenos picotes na parte arredondada pelo avesso.

Desvire e passe o ferro para alisar o tecido.

IMG_2616 IMG_2618

Se quiser costure uma tira de renda na tampinha do bolso.

Meça 6cm ou três dedos de distância e alfinete a parte do bolsinho e em cima alfinete a tampinha como mostra a primeira figura na parte de dentro do corpo da bolsa.

Depois marque 3,5cm de distância para fazer as repartições, risque e passe a costura na vertical em cima do bolso, essas repartições serão para colocar os pincéis e lápis.

IMG_2620 IMG_2621

Terminado de costurar agora coloque o tecido com o bolso e a tampa frente com frente do tecido que foi quiltado com a manta R2, alfinete e passe uma costura nas laterais deixando aberta a parte de baixo que não é arredondada.

IMG_2623  IMG_2624

Desvire e passe o ferro.

Aproveite para fazer uma dobrinha para dentro na parte que ficou aberta.

IMG_2626  IMG_2625

Pelo lado de dentro no avesso cole um pedaço de entretela colante na parte superior onde ficará o botão de pressão, isso serve para dar uma estruturada na hora de fixar o botão.

Desvire e marque centralizando o botão na parte arredondada, se você não tiver o botão imantado você pode usar o botão de pressão que pode ser costurado ou velcro.

IMG_2627 IMG_2628

Colocado a parte de cima do botão passe o ferro novamente depois rebata a costura em toda a lateral do corpo da necessaire aproveitando para fechar a parte debaixo que ficou aberta para desvirar.

IMG_2629 IMG_2630

Ficará como mostra a primeira figura.

Agora coloque a necessaire na extremidade, alfinete e faça uma costura à mão com ponto invisível dos dois lados.

IMG_2632 IMG_2633

Agora aproveite para pregar a parte de baixo do botão na necessaire marcando direitinho onde deve ficar.

IMG_2634 IMG_2636

Pronto, está terminada a sua necessaire porta Maquiagem. Agora você pode decorar com botões, laços e afins…

IMG_2638 IMG_2643

IMG_2647  IMG_2648IMG_2645

Boa Costura!!!

Comentários

Insira um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *