Faça você mesmo, DIY, como colocar Tecido na Parede e Papel Contact no Movel.

Olá, essa é uma nova etapa do meu canto de costura, a primeira foi a pintura do móvel mogno na cor branca.

Agora estarei colocando o papel contact nas portas e prateleiras e o tecido na parede.

Confesso que é um tanto difícil quando estamos fazendo sozinhas, mas você encontra mil alternativas para não desistir, claro que leva mais tempo, mas se você não tem outra alternativa tem que colocar as caras e fazer.

Então vamos lá!!!

Para a aplicação do papel contact nas prateleiras eu providenciei o contact nas cores branca e rosa, espátula plástica, tesoura, estilete, um pano limpo e álcool.

Primeira etapa é limpar bem a superfície a ser colada.

Normalmente o contact vem no ver milimetrado então fica fácil de você recortar sem estragar tanto material.

Eu sempre deixo pelo menos com 1cm de sobra nas laterais.

Eu descolo a parte superior do adesivo, nunca retiro tudo de uma vez pois isso pode prejudicar o trabalho.

Fixo na parte superior por onde vou começar e vou puxando devagar a parte debaixo do papel.

Com a espátula eu vou alisando de cima para baixo evitando que forme bolhas, se formar bolha eu retiro novamente e devagar a parte que criou a bolha e vou alisando novamente.

Caso fique alguma bolhinha bem pequena é só fazer um furinho com agulha e alisar o local.

Após esticar e estar bem liso e colocado eu vou com o estilete e recorto as sobras das laterais.

Faço esse processo dos dois lados superior e inferior da prateleira.

As laterais da prateleira eu não precisei colocar o contact porque ficará encaixada na estante, porém a parte da frente como ficará visível eu optei por usar o contact na cor rosa, o processo é o mesmo da aplicação anterior.

Finalizadas as prateleiras eu parti para a colocação de tecido no fundo de uma das estantes e depois o tecido na parede.

Para as portas segui a mesma etapa que a colocação das prateleiras, porém nesse processo são retirados todos os puxadores. Como ainda não terminei todas as portas, mais para frente irei mostrar o resultado.

Veja as próximas etapas com o tecido.

  

Aprendi no curso Técnico de Design de Interiores que quando vamos começar um projeto é importante nos basearmos em um tema, em algo que nos inspire ou agrade, o ponto de partida foi essa lata, amei as cores candy, tons pastel, a predominância do rosa, azul, verde azulado, então a partir daqui comecei a decidir os tons dos tecidos.

  

Para as prateleiras eu optei pelo verde azulado e rosa de poá. Já a parede um tecido floral com fundo azul e rosinhas na cor rosa antigo. E o resultado foi esse!

  

A estante escolhida para colar os tecidos coloridos foi essa, definida agora irei para o próximo passo como passar o tecido primeiro.

Mas antes de passar não esqueça de tirar as medidas do local, é importante que o tecido caiba, corte o tecido com sobra de pelo menos 3cm para cada lado no mínimo.

  

Para esta etapa você irá precisar de Cola branca, compro normalmente em loja de material de construção ou artesanato, precisa ser pelo menos de 500g, tudo vai depender do espaço que você irá colocar, dependendo é necessário usar 1L. Recipiente para colocar a cola, estilete para recortar as rebarbas, fita métrica ou régua, espátula de plástico, tesoura, rolinho de pintura, pincel para os cantos, água para diluir.

Eu dilui a cola na proporção de 30% de água.

  

Com o rolinho sem estar encharcado, retirando todo excesso para não manchar o tecido fui aplicando em todo o fundo da estante onde será colado o tecido.

  

Nos cantos fui contornando com cola no pincel também tomando cuidado com o excesso de cola.

Coloquei o tecido começando pela parte superior e fui alisando com a espátula de cima para baixo tomando cuidado para não enrugar ou criar bolhas, caso isso ocorra retire somente o tecido no lugar com o problema e comece novamente.

Como o espaço é pequeno eu passe cola em toda a extenção, mas na próxima etapa que é a parede tomei o cuidado de ir passando a cola em etapas.

  

Onde tem tomadas retirei os espelhinhos, dei um pequeno pique no centro e recortei em volta, depois fui alisando com a espátula.

  

Terminado o lado verde azulado eu parti para ou outro lado com o tecido rosa.

Ao terminar deixei secando a cola e no outro dia eu fui recortando o excesso do tecido com o estilete, no final onde não gostei muito dei acabamento com passamanaria e cola quente, você pode usar qualquer outro tipo de acabamento, mas talvez nem precise.

  

 

Finalizado o trabalho do tecido no fundo da estante é só colocar os espelhinhos da tomada de volta.

E o resultado foi esse com as cores muitos semelhantes as cores da lata.

Observação: Nunca esqueça de medir a parede e o tecido antes de comprar lembrando que talvez precisará de emendas e se for estampado você precisará casar o desenho, da mesma forma que acontece com o papel de paredes.

Agora é a etapa do tecido na parede, limpei bem a superfície a ser colada o material é o mesmo para a colocação do tecido na estante com adição da fita adesiva e escada.

Como fiz sozinha essa etapa não tinha alguém para ficar segurando no alto para mim, então a fita adesiva me auxiliou muito pois, preguei ela na parte superior do tecido e depois colei no teto.

Com o rolo e cola fui passando na parede a cola de cima para baixo, mas não na parede inteira, passei na parte superior e fui colando e esticando com a espátula, procure não deixar o tecido enviesado senão o desenho sai enviesado também.

Vá fazendo com paciência e tranquilidade.

  

Como o tecido não deu para o espaço inteiro precisei aplicar a emenda casando o desenho

  

Após terminar deixei secar de um dia para o outro e depois com o estilete fui recortando as sobras laterias.

Olhando de longe o tecido até parece roxinho por conta da junção das cores azul do fundo e rosa escuro das flores, mas chegando mais perto não é.

Bom, finalizada a parte do tecido na parede agora irei terminar a colocação do contact nas portas, como você pode ver na parte de baixo da última foto já iniciei uma porta, são nove portas e mais 6 gavetas, então tem chão ainda….

No próximo post trarei para vocês outros trabalhos que estou fazendo para o ambiente. Bjs e até mais!!!

Comentários

Insira um comentário

Olá seja bem vindo!!!