Artesanato,  Barrado,  Pano de Pratos,  Tutorial

Tutorial, DIY, Barrado pano de prato com renda.

Vamos fazer um barrado para pano de pratos em curva com renda.

Materiais necessários: Pano de pratos, dois tecidos de padrões diferentes, renda larga, renda estreita, lacinho de fita, agulha, linha, alfinetes, ferro de passar, tesoura, máquina de costura, lápis, 1 copo ou régua circular.

Obs. cada pano de pratos tem uma largura diferente, procure deixar dois dedos à mais nas larguras para fazer o acabamento.

Medidas: Você vai precisar para o barrado de dentro um tecido nas medidas de 14 cm de altura pela largura do seu pano de prato (no meu caso a medida é 14×55) porque meu pano tem 50 cm de largura, para a parte do pano com ondinha a medida é 10 cm de altura pela largura do seu pano, para o detalhe ou debrum 3 cm de altura pela largura do seu pano, a renda larga é de 7 cm de altura pela largura do pano e o acabamento da outra extremidade uma tira de renda fina de 3 pela largura do seu pano.

Passo 1 – Escolha o padrão de tecidos que vc vai trabalhar, eu escolhi dois padrões um tecido de bolinhas e ou de padrão geométrico. Primeira etapa é recortar todas as tiras de tecidos. Para a tira interna eu escolhi o tecido de bolinhas na medida 7×55 cm, pois a largura do meu pano é de 50 cm; para o tecido de desenho abstrato com ondinha 14×55 cm; para a renda larga medidas de 7×55 cm, para o debrum 3×55 cm; para o acabamento da outra extremidade uma renda estreita de 3×55 cm.

Passo 2 – O tecido com a tira mais larga 14×55 cm dobre ele ao meio no avesso passe o ferro. Coloque um copo ou régua circular risque com o lápis o desenho da onda como mostra a figura.

Passo 3 – Passe a costura em volta da curva que vc riscou depois pode recortar com a tesoura. Antes de desvirar dê pequenos piques com a tesoura em toda a volta do avesso para facilitar um pouco mais para desvirar.

Passo 4 – Desvire o tecido com as ondas e passe o ferro, por cima coloque a renda e alfinete para ficar segura.

Passo 5 – Passe a costura na parte superior e inferior da renda no tecido. Pegue a tira menor de 3×55 cm dobre ao meio e passe o ferro do lado direito do tecido.

Passo 6 – Coloque essa tira de tecido sobre o tecido de onda com a renda e passe a costura, isso se chama debrum. Vire o debrum para cima e passe o ferro e reserve.

Passo 7 – Vire o pano de pratos do avesso e coloque a tira de tecido de 7×55 cm com a estampa para baixo.

Passo 8 – Alfinete o tecido e na lateral deixe uma pequena sobra. Na parte debaixo passe uma costura.

Passo 9 – Agora vire o tecido para o lado direito passe o ferro e alfinete.

Passo 10 – Agora coloque por cima o tecido com as ondinhas e o debrum e alfinete. Depois passe a costura em toda a volta na parte de cima e das laterais.

Passo 11 – Rebata a costura na altura do debrum. Costure lacinhos de fita no final das ondinhas.

Passo 12 – costure uma renda na outra lateral do pano de prato seguindo o mesmo passo do barrado colocando do avesso, passando a costura, desvirando para o lado direito e rebatendo a costura.

Pronto!!! Está finalizado o barrado do seu pano de pratos.

Comentários

Insira um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *