Artesanato,  Barrado,  Pano de Pratos,  Tutorial

Tutorial Barrado Pano de Prato com Babadinho

Barrado Pano de Prato

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Tecidos com duas estampas, renda larga, renda estreita, linha, máquina de costura, régua, tesoura, lápis ou giz, alfinetes.

Obs: Cada pano de pratos tem uma largura diferente, no meu caso o meu pano tem 50 cm de largura, por isso, costumo cortar o tecido com 55 cm para deixar uma margem para dar o acabamento. Uma dica é deixar dois dedos ou 2 cm a mais de cada lado depois se sobrar muito é só cortar.

MEDIDAS APROXIMADAS: Para a primeira parte do barrado o babadinho corte uma tira de tecido estampado de 10×90 cm, segunda parte do barrado 8×55 cm, renda larga de 6×55 cm, detalhe acima uma tira de tecido de 5×55 cm, renda estreita de 2×55 cm, mais uma tira de tecido estampado nas medidas de 8×50 cm, e duas tiras de tecidos liso ou estampa de bolinha nas medidas de 3×55 cm uma para acabamento do barrado e outra para acabamento da outra extremidade do pano.

Passo 1 – Recorte todas as tiras de tecidos e as rendas nas medidas aproximadas e reserve o material.

Passo 2 – Pegue a tira de tecido estampado de 10×55 cm dobre ao meio do avesso.

Passo 3 – Agora passe a costura na lateral pelo avesso, desvire, passe o ferro. comece a dobrar o babado a mão e alfinetar como mostra a figura. Se vc quer babados mais largos ou mais estreitos dependerá do tamanho do seu tecido, vai ajustando conforme o tamanho até chegar na medida da largura do seu pano de pratos fazendo dobrinhas.

Passo 4 – Após dobrar o babado verifique se está no tamanho certo do pano de prato, alfinete no final do pano faça o acabamento na extremidade.

Passo 5 – Passe a costura. Pegue a tira de tecido de 8×55 cm.

Passo 6 – Coloque a tira de 8×55 cm virada para baixo rente a extremidade do babado, alfinete e passe a costura. Não se preocupe com as sobras laterais, depois faremos o acabamento.

Passo 7 – Após passar a costura vire o tecido para cima e passe o ferro.

Passo 8 – Coloque a renda larga por cima, depois pegue a tira de tecido estampada 5×55 cm dobre ao meio pelo direito e passe o ferro pela extensão. Alfinete ela acima da renda, só o tecido não alfinete o pano de prato porque por enquanto o barrado fica separado. Passe uma costura rente a essa tira de tecido juntando as três partes.

Passo 9 – Coloque a tira de renda estreita alfinete.

Passo 10 – Passe uma costura sobre a renda juntando as partes.

Passo 11 – Pegue a tira de tecido estreita na cor lisa ou de bolinha, dobre ao meio e passe o ferro em sua extensão do lado direito. Pegue a outra tira larga de 8×55 cm coloque essa tira estreita por cima na lateral dobrada ao meio alfinete e passe a costura.

Passo 12 – Vire a tira para o lado direito como se fosse um debrum passando o ferro. Coloque a outra extremidade desse tecido que acabou de costurar virada para baixo rente a parte da renda estreita e alfinete.

Passo 13 – Passe a costura juntando por fim todas as partes como se fosse um sanduíche.

Passo 14 – É momento de dobrar as laterais para dentro e qualquer sobra ou rebarba acertar. Utilize o alfinete e ferro para acertar os dois lados laterais. O alfinete ajuda a não deixar torto na hora de costurar. Passe uma costura no centro rebatendo entre a renda.

Passo 15 – Passe uma costura fechando as laterais. Depois passe uma costura rebatendo a tira mais fina de cima.

Passo 16 – Agora é momento de fazer o acabamento superior do tecido, peque a outra tira de 3×55 cm e a renda estreita 2×55 cm coloque uma em cima da outra e alfinete e passe a costura na lateral.

Passo 17 – Vire a renda e a tira de tecido e passe o ferro. Pegue o pano de prato, coloque do avesso e a tira de tecido também com o avesso virada para frente, deixe 1 ou 2 cm na lateral e vire para dentro como mostra a figura e coloque alfinetes.

Passo 18 – Vire a tira de tecido com a renda para o lado direito, arrume as laterais para dentro e passe uma costura rebatendo a renda e as laterais.

Pronto! O seu pano de pratos está terminado.

Comentários

Insira um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *