Artesanato,  Barrado,  Pano de Pratos,  Tecidos,  Tutorial

Tutorial Pano de Prato com Barrado e Corações

Passo a passo de como fazer um pano de pratos com barrado e corações

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Tecidos com duas estampas diferentes, renda, pano de prato, linha agulha, tesoura, lápis ou giz, ferro de passar, máquina de costura, papel termocolante, régua.

Obs: Cada pano de prato pode ter uma largura diferente. No meu caso meu pano mede 65x45cm de largura por isso os tecidos cortei com 50cm para ter sobra, uma dica que eu dou é de deixar dois cm ou dedos de sobra cada lado para depois fazer o acabamento caso seu pano seja mais estreito ou mais largo.

MEDIDAS APROXIMADAS: Para o tecido estampado floral do barrado as medidas são 10×50 cm, para o tecido xadrez do barrado uma tira de tecido 3×50 cm, para o tecido dos corações floral e xadrez 14×10 cm e 10×8 cm, para o acabamento da outra extremidade do pano uma tira de tecido de 4×50 cm.

Passo 1 – Corte cada tecido nas medidas e reserve.

Passo 2 – Vire o pano de pratos do avesso e na barra coloque o tecido mais largo nas medidas 10×50 cm virado para baixo com a frente do avesso e vire para dentro as laterais 1 ou 2 cm.

Passo 3 – Passe a costura na parte de baixo depois desvire e passe o ferro.

Passo 4 – Pegue a tira de tecido mais estreita de 3x50cm dobre ela ao meio e passe o ferro. Fixe ela na ponta do tecido estampado com alfinetes.

Passo 5 – Passe uma costura como mostra a imagem, depois vire a tira para cima e passe o ferro.

Passo 6 – Depois de virar a tira coloque por baixo a renda alfinete e passe uma costura.

Passo 7 – vire a lateral do barrado para dentro dos dois lados acerte as laterais, passe o ferro e alfinete.

Passo 8 – Passe a costura rebatendo a renda e nas laterais para fechar o barrado.

Passo 9 – Recorte dois corações uma maior e outro menor com estampas diferentes, se tiver alguma dificuldade de desenhar é só digitar no google moldes de corações que tem vários sites com moldes prontos. Eu cortei os quadrados dos tecidos para desenhar os corações nas medidas 10×14 cm e 8×10 cm, mas você pode fazer de qualquer tamanho. Após cortar use o papel termocolante para fixá-los no tecido.

Passo 10 – O papel termocolante tem um lado adesivo e outro lado que é ativado pelo aquecimento do ferro, na internet tem site que explica como colocar, mas não tem segredo, eu descolei o papel do adesivo coloquei o tecido na parte adesiva depois voltei com o papel e passei o ferro por cima, também pode fazer o inverso. Pode ser do jeito que vc preferir.

Passo 11 – Depois de colar os corações é momento de costurar em volta dos corações de preferência com a costura zig zag, se sua máquina não tiver o ponto pode fazer alinhavado a mão também com linha colorida.

Passo 12 – Agora é o momento de fazer o acabamento da outra extremidade do prato. Coloque o pano de prato do avesso, por cima a tira de tecido de 4×50 cm virada também para o avesso. Vire a ponta das extremidades para dentro e alfinete os tecidos. Passe a costura na ponta.

Passo 13 – Vire a tira para cima e passe o ferro. Vire a ponta para dentro do lado direito, coloque alfinetes passe o ferro e passe a costura para dar o acabamento.

Pronto! Está finalizado o barrado do seu pano de pratos.

Comentários

Insira um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *